sexta-feira, 8 de abril de 2011

As várias faces da Lavanda


A famosa lavanda vem do gênero botânico lavandula, que engloba diversas espécies de pequenos arbustos muito comuns em jardins e que se adaptam facilmente em várias regiões do mundo. Plantas nativas da lavanda podem ser encontradas nas Ilhas Canárias, no norte e no oeste da África, no sul da Europa, no Mediterrâneo, na Arábia e na Índia.

Suas flores, delicadas e geralmente arroxeadas, são muito apreciadas em arranjos de flores secas, sachês aromatizantes e até como enfeite para bolos. Gregos e romanos costumavam usar a lavanda em seus banhos – daí seu nome em latim, lavare – por causa de sua relação com pureza e tranqüilidade. Eles também a utilizavam para perfumar roupas de cama e banho.

Mas as propriedades da lavanda vão além de seu delicioso aroma: nas duas Guerras Mundiais, ela foi usada como antisséptico e higienizante nas feridas dos soldados; o mel que as abelhas fazem com o néctar da lavanda é considerado de qualidade superior; ela serve de repelente para alguns insetos e parasitas.

Uma das maiores produtoras de lavanda do mundo é a cidade de Grasse, na França. É lá que fica a sede da Mane, fornecedora da Kanitz, como você leu aqui. Por esta e outras razões, a Kanitz produz a melhor lavanda do Brasil, a Deocolônia Lavanda Classic. Você já experimentou? Ela está à venda nas melhores perfumarias. Use e abuse para deixar sua pele com este delicado aroma!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário